Regime de Tributação para 2019

O período de virada de ano é a oportunidade para rever o regime de tributação mais adequado para sua empresa. Essa opção só pode ser feita no início do ano fiscal, e será obrigatório para o período todo.

Especialmente para esse ano de 2019, vivemos um momento de alta expectativa no crescimento da economia. Esse fato, aliado as incertezas da realidade que o pais viverá com as mudanças de governo, faz necessário um cuidadoso planejamento tributário avaliando as possibilidades de cenários de crescimento e suas conseqüentes cargas tributarias em cada regime.

É um erro comum acreditar que um regime é mais benéfico do que o outro, sem uma avaliação minuciosa a respeito da atividade, previsão de faturamento anual, volume das despesas com folha de salários, sazonalidade da atividade, alíquotas progressivas, e muitas outras variáveis que poderão ser relevantes nessa importante decisão.

Além disso, é importante lembrar que somente o regime de Lucro Real alcança a todas as empresas, sendo que os demais, Lucro Presumido e SIMPLES, tem exigências para o enquadramento, que quando não observadas podem gerar problemas sérios numa futura verificação fiscal.

Outra realidade comum observada nos últimos anos, é que pequenas e medias empresas tiveram prejuízo em suas atividades, e mesmo assim pagaram tributos  pertinentes ao lucro, ou registraram dívidas com o fisco sem conseguir quitá-las, gerando um alto endividamento fiscal desnecessário.

Se você quer ter certeza de qual será o melhor regime para sua empresa, conte com a Revisão Contábil para uma avaliação profissional específica e personalizada, considerando todos os aspectos Tributários, Contábeis, Trabalhistas e Societários, que lhe permitira maior grau confiança e economia tributaria.